A Escola

Interchange English School

O Instituto de Idiomas Interchange English School-IES é uma escola independente inaugurada em 09 de fevereiro de 1998 em Luziânia, Goiás, com o compromisso de extrair ao máximo a capacidade de seus alunos de aprender um idioma. A IES, ou ‘Interchange’ como é conhecida, tem como foco principal alcançar resultados sólidos por meio de uma metodologia única, desenvolvida para promover cultura com base no ensino do inglês. A IES tem um foco direto que é a qualidade. Desde sua fundação, a empresa tem se empenhado para manter o título de qualidade que conquistou ao longo dos anos.

Interchange significa Intercâmbio. O objetivo da escola é ensinar um idioma com qualidade promovendo uma integração internacional entre seus alunos e países estrangeiros. A escola propõe, assim, um intercâmbio de língua, de cultura, de vida!

O homem enquanto ser social aprende não só pela sua experiência, mas também com a experiência de outros. Ao aprender uma língua, o aluno entra em contato com outras maneiras de perceber e pensar o mundo e de se relacionar com ele a partir daqueles que falam inglês. É uma oportunidade de se conhecer mais sobre outros povos e seus valores, abrindo novos horizontes. Por meio da língua, conhecemos novas culturas e questionamos nossa forma de vida, tentando aprimorá-la.

Luziânia conta com cursos de inglês de alta qualidade nos quais os alunos aprendem a falar com desenvoltura e segurança. Os alunos desenvolvem uma forma de linguagem correta e sem vícios preparando-se para exames diversos, o mercado de trabalho ou um concurso com sucesso. O aluno aprende a “pensar em inglês” e a interpretar o que veem, escutam, leem e escrevem naturalmente, sem traduções. Não há repetições exaustivas ou decoração de frases prontas. Os alunos compreendem como a língua funciona e aprendem a utilizá-la em qualquer situação.

2013

Missão

Promover a formação de alunos e colaboradores, extraindo o melhor deles e inserindo em sua bagagem de vida uma experiência inovadora de aprendizagem de inglês com qualidade de ensino.

Visão

Ser uma escola de idiomas capaz de oferecer a melhor experiência de aprendizagem de um idioma aos seus alunos, com satisfação e a certeza de uma vida de sucesso.

Valores

Ética: Trabalhar sempre de forma séria, sem distorcer a verdade, orientando os alunos e colaboradores a uma forma de trabalho respeitosa.

Transparência: Informar tudo aquilo que, no plano empresarial, possa afetar significativamente os interesses dos alunos e colaboradores, que estando bem informados, terão melhores condições de realizar análise.

Resultado: Inserir na vida dos alunos e da sociedade, a melhor experiência de vida, o resultado e o sucesso.

Qualidade: Alcançar a maior meta que uma escola de idiomas pode ter, ser referência na qualidade de ensino desde a metodologia aos professores e colaboradores.

Os Fundadores

Joseph Castellanos
Joseph Castellanos

 

 

Nasceu em Los Angeles (Califórnia-EUA) de família de imigrantes mexicanos e espanhóis e por isso cresceu bilíngue. Cursou o Ensino Fundamental e Médio em Los Angeles e fez faculdade em Nova Iorque e Roma. Já lecionou espanhol a nível universitário em Nova Iorque e fundou no Peru uma escola de Ensino Médio com vários programas de formação pessoal. Além disso, ele já apresentou palestras em vários países, como: Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, México, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Itália, etc. Anualmente, Joseph visita a família nos Estados Unidos trazendo consigo novos materiais para a escola Interchange. Joseph é conhecido como o homem de Luziânia que sabe várias línguas (inglês, espanhol, italiano, francês, etc.) além do latim. Um homem com amor ao que faz e que engrandece todos da equipe da escola Interchange com sua experiência de vida e sabedoria.

Rachel Machado
Rachel Machado

Nasceu em Brasília, DF e é filha de família tradicional de Luziânia. Estudou inglês desde os 8 anos de idade na Casa Thomas Jefferson em Brasília. Morou nos Estados Unidos onde concluiu o High School (Ensino Médio). Ao retornar ao Brasil, lecionou inglês em escolas de idiomas em Brasília tornando-se coordenadora em uma delas, sendo muito elogiada por seu trabalho. Formou-se em Bacharelado em Antropologia, Licenciatura em Ciências Sociais e Letras pela Universidade de Brasília. Em 1998, ela fundou junto com Joseph a escola de idiomas Interchange e continua aprofundando-se nos estudos de idiomas. Em 2002, ela concluiu um curso de especialização de três anos para professores de inglês na Casa Thomas Jefferson. De 2007 a 2009, Rachel desenvolveu projetos de ensino de língua inglesa para o Ensino Fundamental junto à Secretaria de Educação de Luziânia e lecionou no Curso de Letras na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Em 2008, concluiu seu Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade de Brasília, recebendo o título de mestre com honras. Anualmente, Rachel participa de congressos e seminários (já possui mais de 40 certificados) e já foi palestrante em seminários como o TEFL (Brasília) e Congressos de Letras na UNB e na UFG. Além do inglês, Rachel fala espanhol fluentemente tendo cursado no Interchange e em Barcelona, Espanha. Já teve a oportunidade de viajar para países da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), América do Sul (Chile, Argentina e Peru) e Europa (Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, França, entre outros) com fins educativos e culturais.

Desenvolvimento da Logomarca

1998

1998

IES Logo 2004

2004

logo-header

2013

logo-ies

2021

Metodologia

O Curso de Idiomas Interchange English School – IES – utiliza o MÉTODO COMUNICATIVO, ou seja, um método que enfatiza a interação como meio de ensino e também o seu objetivo final.  Os alunos são incentivados a pensar em inglês, sendo capazes de comunicar-se naturalmente e fluentemente, sem a interferência da língua portuguesa. A cultura é um fator de extrema importância, pois tudo que os alunos aprendem é contextualizado, considerando como os nativos vivem seus cotidianos. Algumas características da abordagem comunicativa são:

  1. Ênfase em aprender a se comunicar por meio da interação no inglês
  2. Introdução de textos e discursos autênticos para a situação de aprendizagem.
  3. Possibilidade dos alunos se concentrarem não só na linguagem, mas também no próprio processo de aprendizagem.
  4. Importância nas experiências pessoais do aluno como elementos que contribuem para a aprendizagem em sala de aula.
  5. Tentativa de ligar a aprendizagem de línguas em sala de aula com atividades de linguagem fora da sala de aula.

Diferenciais do IES

  • Professores capacitados com o papel de FACILITADOR;
  • Ambiente agradável com tudo que o aluno precisa para aprender;
  • Excelente material didático (livros didáticos e apostila);
  • Aulas dinâmicas (conversação, jogos, diálogos, slides, uso constante da tecnologia, etc.);
  • Aulas de vídeo em todas as unidades no Curso Regular;
  • Videoclipes e filmes para prática de pronúncia e entonação;
  • Programas de Literatura e Redação (níveis Pré-Intermediário ao Avançado);
  • Eventos culturais no decorrer do ano letivo.

Formação dos Professores

Fazer parte da equipe IES como professor de inglês não é nada fácil. Os candidatos passam por um rigoroso processo de seleção que inclui análise de currículo, entrevista, prova de conhecimento e aula demonstrativa. Com isso, temos certeza de que contamos com o corpo docente mais qualificado da cidade. Ao ingressarem na escola, os professores contratados recebem um treinamento intensivo e acompanhamento constante nos planejamentos de aulas. A escola oferece um plano de carreira que os incentiva efetuar cursos de formação continuada e a participar de congressos e seminários anualmente. A escola ainda oferece semanas pedagógicas semestralmente para a atualização de conhecimentos sobre ensino de línguas, técnicas e estratégias pedagógicas além de novas teorias e uso de tecnologias. Nosso corpo docente é definitivamente o nosso maior patrimônio e maior diferencial!

Programa de Redação

O IES possui um programa sofisticado de redação que ensina desde os primeiros passos de um desenvolvimento de um parágrafo (frase-núcleo, ideias de suporte e conclusão) até a construção de um texto completo (introdução, desenvolvimento e conclusão) em diversos gêneros literários. Pouco a pouco, os alunos desenvolvem a sua habilidade escrita de modo eficaz, preparando-se inclusive para exames de certificação internacional.

Programa de Literatura

O IES conta com um programa completo de literatura. Os livros literários são lidos pelos alunos desde o primeiro nível. No decorrer do Curso Regular, os alunos tem a oportunidade de ler mais de 12 livros de histórias adaptadas ao seu nível chamado de “Graded Readers”. A partir do nível pré-intermediário, os alunos também fazem resumo da história dos livros que leem e a apresentam para outros alunos do Interchange duas vezes ao ano (maio e novembro).

Eventos Culturais

Os eventos realizados no IES fazem muito sucesso entre os alunos e promovem uma consciência cultural através do ensino do idioma. A escola também valoriza datas e feriados nacionais e estrangeiros através de atividades e decorações descontraídas.

Viagem ao Wet'nWild
Viagem ao HOPI HARI 2
Noche de Español
American Breakfast

Programas de Intercâmbio

O IES realiza Intercâmbio Cultural constantemente para países de língua inglesa. Em julho de 2020, nossos alunos irão para Toronto no Canadá. Não perca!

SanFrancisco 5
Canada 3 033
Canadá 2 011
Canadá 1 (31)