INGLÊS INSTRUMENTAL:
O inglês instrumental é conhecido como Inglês para Fins Específicos (ESP – English for Specific Purpose) e tem como objetivo principal capacitar o aluno a ler e compreender textos acadêmicos em inglês, usando estratégias e técnicas de leitura específicas dentro de um esquema de atividades de caráter autônomo. No Brasil a habilidade de leitura é a mais utilizada pelo Inglês Instrumental para tradução e interpretação de textos em inglês de forma rápida e efetiva. Quem mais utiliza esta técnica é o público acadêmico de pós-graduação como alunos e professores de mestrados e doutorados. O objetivo é atender a uma necessidade específica que é a leitura de livros e artigos em inglês.
Para que serve o Inglês Instrumental?
A metodologia de inglês instrumental é ideal para quem precisa:
– Ler e traduzir livros, textos e artigos em inglês da sua área de trabalho. Profissionais de todas as áreas precisam desta habilidade, mas destacam-se os profissionais das áreas de saúde como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e também da área de TI (Tecnologia da Informação).
– Passar em um teste de proficiência em inglês de um processo seletivo de mestrado ou doutorado (pós-graduação stricto sensu), principalmente nas universidades federais que utilizam o conhecimento da língua inglesa para eliminar candidatos dependendo da área de atuação. Mesmo porque aqueles que passam na prova de seleção precisarão ler textos em inglês regularmente para a sua formação acadêmica.
– Fazer uma prova de concurso público que exige conhecimento da língua inglesa. A cada ano que passa mais concursos públicos tem incluído a prova de inglês entre as matérias e esta parece ser uma tendência principalmente dos que oferecem maior remuneração e benefícios.
– Fazer uma prova de vestibular e ENEM que cobram a interpretação de textos em inglês. Em cursos extremamente concorridos como medicina, ITA, IME perder uma única questão na prova de inglês pode fazer toda a diferença no resultado final.
Como é o curso de Inglês Instrumental no IES?
INGLÊS INSTRUMENTAL:
Idade: Para jovens a partir de 16 anos de idade.
Duração: 2 semestres ou 60 horas
Periodicidade: mínimo de 2 aulas por semana de 60 minutos cada (segundas e quartas ou terças e quintas)
Aulas: O curso trabalha tem enfoque na leitura e compreensão de textos em inglês e ensinará técnicas de leitura, tais como: skimming, scanning, selectivity, prediction, cognates, typographical evidences, prefixes and suffixes, verb tenses, entre outros.
Material Didático: Inglês Instrumental (Rosângela Munhoz) – Editora Textonovo.
Sobre o material: Há dois módulos, Módulo I e Módulo II, que são trabalhados em 30 horas cada. O conteúdo destes módulos procura enfatizar a leitura como processo de entendimento e trabalha as diferentes estratégias para se extrair a informação necessária de um texto da maneira mais eficiente possível.
Avaliação: não há avaliações. No final do curso, a escola oferece uma declaração escolar de comprovação de cumprimento de 60 horas de Inglês Instrumental na instituição.